Translate

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

A ascensão econômica de Ipojuca

Roberto de Queiroz

ARTE/DP
A ascensão econômica de Ipojuca teve início com a chegada de Duarte Coelho Pereira a Pernambuco, devido à atividade açucareira introduzida por ele no estado. Na época, a Capitania de Pernambuco cresceu aceleradamente e, em apenas 40 anos, já contabilizava mais de 60 engenhos, muitos deles localizados nas terras do município. A terra fértil e rica em massapé, propícia para o plantio da cana-de-açúcar, o Porto de Suape e a Praia do Porto (conhecida hoje como Porto de Galinhas) favoreceram esse crescimento.

Atualmente, Ipojuca tem o turismo como um de seus principais fatores econômicos, por causa de suas praias, visitadas por turistas de todo o mundo. A rede hoteleira e a gastronomia também estão entre os fatores responsáveis pela ascensão econômica do município.

Mas o Porto de Suape é o carro-chefe dessa ascensão. Foi pensado há algumas décadas para substituir o Porto do Recife, que não tinha espaço para se expandir nem condições de corresponder às exigências do crescente movimento do transporte marítimo. Associada a essa necessidade, se desenvolveu a ideia de construir um novo porto e um distrito industrial capaz de promover o desenvolvimento de Ipojuca e do Nordeste. Daí, nasceu o Complexo Industrial Portuário de Suape, baseado na integração porto-indústria, a exemplo de países como França e Japão.

(Artigo publicado no Diario de Pernambuco, 25/09/2014, Opinião, p. A8)

Nenhum comentário:

Postar um comentário