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sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O gosto pela leitura

Antonio Barbosa*

Felicíssimo o artigo do escritor Roberto de Queiroz, 'A formação do leitor literário na escola' (Diario, 02.09.14). Ele escreveu: "(...) defendo a ideia de que a leitura de textos literários na escola pode ser uma leitura sem amarras (uma leitura que seduz e encanta o leitor e induz ao gostar de ler), mas a mediação do professor desempenha um papel fundamental na realização desse processo". E mais: "(...) o espaço escolar é o lugar da experimentação e esta se dá à medida que o aluno é desafiado a ler textos (...); a escola precisa mostrar aos alunos a importância da leitura e o conhecimento dos aspectos que a envolvem, além de apresentar, de forma qualificada, textos (...) sob o olhar atento e orientador de um professor-leitor".

Esses entrechos acima foram pinçados do artigo do escritor Roberto de Queiroz, e serve as nossas reflexões por dois motivos principais. O 1º; há uma preocupação no reino do MEC quanto ao elevado número de jovens analfabetos funcionais: leem, mas não sabem interpretar o que leram. O 2º; o envolvimento do professor é fundamental para que o aluno tenha um interesse (maior) pela leitura a partir da sala de aula. O enunciado, aliás, me diz muito de perto, por ter aprendido a gostar de ler através do ex-professor Marcos Vilaça quando ginasiano. Ele nos estimulava, citando autores, nacionais e internacionais e, teatralizou o júri simulado de Dreyfus, como prática de interpretação e desinibição. Na faculdade o saudoso professor Marcos de Barros Freire fazia com que lêssemos os editoriais e artigos de opinião dos nossos jornais, que nos poria antenados com os acontecimentos importantes da política, dos negócios, das artes, etc.

Destarte, nesse espaço que o Diario nos concede, já dei alguns exemplos de adolescentes que tornaram-se escritores, como foi o caso de Felipe (17 anos), que escreveu o romance "Desejos Obscuros" e de Kaline Felix (16 anos) que escreveu "Eu Odeio Amar Você" e, de João Vitor (13 anos), que está terminando um livro de contos ainda sem título (ver; "Os escritores adolescentes e a presidenta", Diario de 12.07.2013). Os dois primeiros alunos citados estudam no Centro de Ensino Supletivo do Sesi/Centro, e o último, na Unidade Roberto Egídio de Azevedo.

* Antonio Barbosa é diretor regional do Sesi/PE
(Artigo publicado no Diario de Pernambuco, 12/09/2014, Opinião, p. A8)

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