Translate

terça-feira, 5 de maio de 2020

Texto literário: conceito, características e exemplos

Roberto de Queiroz


O que é texto literário?

O texto literário tem função artística. Nessa modalidade textual, o autor preza a estética e o uso da linguagem conotativa. Para tanto, ele se vale de uma série de recursos linguísticos que tornam o texto mais rico e, ao mesmo tempo, mais complexo, prevalecendo nesse processo a ausência do óbvio.

Melhor dizendo, o texto literário é passível de multissignificação, podendo ser interpretado de modos variados por diferentes leitores, em conformidade com o conhecimento de mundo de cada um deles. Isso é possível porque o autor dessa categoria textual não se prende à comunicação pura e simples de fatos.

Com base na realidade ou na ficção, ele tem a liberdade de criar as próprias regras, sem o compromisso com a impessoalidade, com a objetividade nem com a clareza de ideias. Além disso, dá ênfase ao significante por meio do uso de palavras sinônimas.

Quanto ao feitio, o texto literário pode ser materializado em forma de escrita (versos ou prosa) e/ou de ilustração. Notem-se como exemplos literatura infantil e história em quadrinhos.

Características do texto literário

1. Linguagem conotativa: prevalece o uso da linguagem figurada.
2. Complexidade: recursos linguísticos tornam o texto complexo.
3. Multissignificação: pode ser interpretado de modos variados.
4. Variabilidade: pode surgir da realidade ou da ficção.
5. Liberdade de criação: o autor pode criar as próprias regras.
6. Ênfase ao significante: uso frequente de palavras sinônimas.
7. Variação de forma: pode variar entre versos, prosa e/ou ilustração.

Exemplos de textos literários

Romance

Romance é um gênero textual narrativo, escrito em prosa, no qual é contada história imaginária ou inspirada na realidade. Distingue-se do conto pela maior extensão, complexidade e variedade da técnica narrativa. Dispõe de mais de um núcleo e vários conflitos se desencadeiam no decorrer da narração da história principal.

Veja a seguir a passagem de um romance, retirada de uma obra de Milton Hatoum:

“Naquela época, quando Omar saiu do presídio, eu ainda o vi num fim de tarde.  Foi o nosso último encontro.

O aguaceiro era tão intenso que a cidade fechou suas portas e janelas bem antes do anoitecer.  Lembro-me de que estava ansioso naquela tarde de meio-céu. Eu acabara de dar minha primeira aula no liceu onde havia estudado e vim a pé para cá, sob a chuva, observando as valetas que dragavam o lixo, os leprosos amontoados, encolhidos debaixo dos oitizeiros.  Olhavam com assombro e tristeza a cidade que se mutilava e crescia ao mesmo tempo, afastada do porto e do rio, irreconciliável com o seu passado.”

HATOUM, Milton.  Dois Irmãos.  São Paulo:  Companhia das Letras, 2000. p. 264.

Conto
  
Conto é um gênero textual narrativo, escrito em prosa, em que há o relato de episódio fictício ou baseado em fatos. Diferencia-se do romance por ser mais curto que este, apresentar apenas um núcleo, poucas personagens e girar em torno de apenas um conflito.

Como exemplo, analise o excerto a seguir, retirado de um conto de Clarice Lispector:

“Ela estava com soluço. E como se não bastasse a claridade das duas horas, ela era ruiva.

Na rua vazia as pedras vibravam de calor – a cabeça da menina flamejava. Sentada nos degraus de sua casa, ela suportava. Ninguém na rua, só uma pessoa esperando inutilmente no ponto do bonde. E como se não bastasse seu olhar submisso e paciente, o soluço a interrompia de momento a momento, abalando o queixo que se apoiava conformado na mão.” 

LISPECTOR, Clarice. “Tentação”. In.: ______. A legião estrangeira. São Paulo: Ática, 1977. p. 59-60.
   
Crônica

Crônica é um gênero textual que transita entre o jornalismo e a ficção. Na crônica, normalmente predominam a narração e a descrição de fatos cotidianos, bem como o uso da linguagem coloquial.

A título de exemplo, leia este trecho da crônica iLua, de Antonio Prata, publicada no jornal Folha de S. Paulo, em 23/12/2018:

“A primeira palavra que eu falei foi lua. A primeira palavra que eu escrevi também. A primeira sugestão do Google quando você digita “how to photograph” é “how to photograph the moon” e a segunda é “how to photograph the moon with iPhone”. Curiosamente, contudo, quando você escreve “como fotografar a”, em português, a frase “como fotografar a lua” fica em segundo. Em primeiro surge “como fotografar a tela do Mac”. É, pensando bem, talvez Steve Jobs já tenha conquistado a Lua.”

Poema

Poema é um gênero textual organizado em versos. O poema pode conter uma ou mais estrofes, pode ser escrito de forma fixa ou de forma livre e pode conter rimas ou não.

Leia o exemplo abaixo, extraído de um livro do poeta Josivaldo Freire:

Vivo labor

Camponeses lavram a terra por mim.
 lavradores e arados vigiam a retaguarda
 enquanto eu sinto uma fome sem fim
 e sacio tudo com grão de mostarda.

Costureiras me vestem sem o saber.
Retalhos de tempo recortam o amanhã.
Tecelões pasmados tramam o fio sem ver
que no peito um fio de esperança é talismã.

Médicos enfaixam minha dor.
Meus cortes abertos gritam por ti.
Meu remédio é tua dose de candor
a suturar a ferida dentro de mim.

Ouço choro triste de um jardineiro,
suas lágrimas regam a raiz e a flor.
A flor da tua pele me faz prisioneiro
em solo em que adubo semente de amor.

FREIRE, Josivaldo. “Vivo labor”. In.: ______. Voo singular: poemas que elevam. Sirinhaém, PE: Gráfica e Editora Inovação, 2018. p. 16.

Um comentário:

  1. Olá, professor Roberto, gostei muito desse texto. Me senti honrado em ter um poema meu, Vivo labor, mencionado como exemplo de texto poético, que tem características próprias, como ficou devidamente esclarecido no seu texto. Obrigado pela menção e Parabéns pela escolha primorosa de palavras.

    Gostei especialmente quando mencionou a Lispector. Esperei terminar a leitura e sai correndo para o Google, conhecer o conto que você escolheu como ilustrativo das características do conto. Como sempre, Lispector não decepciona.

    Ser citado no mesmo artigo que essa grande escritora não é nada mal. Obrigado por me colocar em boa companhia. Novamente, Parabéns! 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir