Translate

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Os labirintos da elaboração da escrita

Glauco Ortolano, Ph.D.*

“Leitura e escrita na escola: ensino e aprendizagem” (editora Multifoco, 2016) de Roberto de Queiroz navega pelos labirintos da elaboração da escrita fazendo da leitura seu instrumento pedagógico inseparável, e intermediado pelo facilitador.

Sua obra oferece sugestões de como tornar as duas relíquias, leitura e escrita, mais intimamente ligadas entre si de forma a torná-las ainda mais interativas e produtivas.  Cada capítulo aborda temas relacionados com o processo de recepção e produção de textos que se alinham desde temas teóricos até os mais especificamente ligados a atividades interativas entre a leitura e a escrita.

A obra serve como ponto de reflexão para educadores que tenham por meta buscar um entendimento maior sobre o elo que existe entre a leitura e a escrita. A obra seria ainda mais completa caso oferecesse um número ainda maior de exercícios práticos a serem utilizados na sala de aula pelo professor de ensino médio.

Glauco Ortolano é escritor, tradutor, professor de inglês, português e comunicação social na University of Jamestown na Dakota do Norte; membro fundador da Asociación Iberoamericana de Escritores e da União Brasileira de Escritores, seção de Nova Iorque (UBENY)

Nenhum comentário:

Postar um comentário