Translate

quarta-feira, 20 de junho de 2012

A receita da felicidade

Roberto de Queiroz


Qual é afinal a receita da felicidade? Há quem acredite que há uma receita pronta para ser preparada e consumida. E pronto: a felicidade desabrocha.

Será? Há mesmo uma receita elaborada, pensada, testada e aprovada por unanimidade para a felicidade? Ou será que essa tal receita é fruto da imaginação de algum sonhador exagerado?

Essa receita existe. Mas não há um modelo único, pronto e acabado. Há uma receita para cada pessoa. Isso porque as pessoas têm necessidades, comportamentos e histórias de vida diferentes. Umas se contentam com o básico e outras não. E o que é básico para umas não o é para outras.

Apesar dessas diferenças, esses conceitos podem mudar ou variar ao longo do tempo.

De repente, a receita da felicidade pode estar no fato de as pessoas aprenderem a lidar com as adversidades da vida. Quer dizer, a receita da felicidade pode estar no fato de as pessoas aprenderem a aprender com os obstáculos e os erros.

Igualmente, a receita da felicidade pode estar no fato de as pessoas aprenderem a valorizar o que têm – não o que não têm –, a reconhecer que a vida não é um mar de rosas e que ela sem problemas correria o risco de ficar demasiado monótona.

Também, a receita da felicidade pode estar no fato de as pessoas descobrirem que só podem ser felizes se acreditarem que somente elas são quem pode se ajudar a superar as dificuldades da vida, ou seja, superar o fator que lhes causa infelicidade.

Enfim, não aceitar a derrota, nem se fossilizar por causa dela pode ser um caminho.

Texto publicado no Diario de Pernambuco, Recife, 18/06/2012, Cartas à redação, p. C4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário